Com mais de 20 anos escrevendo, hoje posso dizer com convicção que a escrita me devolveu minhas memórias. Eu, que por um tempo dizia que não tinha boa memória, hoje uso-a desmedidamente, sempre que vou escrever. Principalmente quando escrevo um poema.
É assim que a escrita de um poema nasce: no mínimo, de uma faísca da memória; mas, quase sempre, de uma grande combustão de sentimentos, saudades, melancolias... É da memória que tiramos a matéria-prima para a escrita poética. Posso dizer isso de vários poemas que escrevi e que sempre me deixam feliz de lembrar.
O poema "Dois rios", que compus de frente ao rio Amazonas, é um desses que me trazem felicidade ao lembrar do instante em que escrevi. Os primeiros versos nasceram da frase que meu amigo Pedro me disse quando eu estava de frente para aquele tanto de água doce: "Debaixo desse rio existe um outro rio". Depois fui ao hotel terminar de escrever o poema sobre os amores debaixo de outros amores...
A memória é uma ferramenta poderosa. Quanto mais aprendo a usar as recordações, junto com os recursos da língua, mais percebo que uma só vida não será suficiente para escrever tudo que a memória guarda.
Foi assim, pensando na força da memória, que criei um novo curso de escrita poética, que começa no dia 16 de novembro, o "Versos e Memórias", para nos banharmos em nossas lembranças. É comum ter dificuldade em escrever um poema, pois para muitos o poema é uma escrita difícil, quase impossível, quando na verdade não é. É bem mais simples e acessível, principalmente quando aprendemos que um bom poema é aquele que reflete nossas singularidades.
Nesse novo curso vou estimular o uso das nossas memórias, que vão inspirar nossa escrita da poesia. Vamos fazer um mergulho nas nossas lembranças e arrancar delas os motivos, as inspirações, os insights para a escrita misteriosa e sensível do poema.
Serão 3 encontros, de 2h cada, passeando pelas histórias dos poemas, dividindo com vocês como eu e outros poetas como Adélia Prado, Manoel de Barros e Mario Quintana criamos poesias, com recursos criativos para que você aprenda a usar suas vivências na escrita sensível. Um curso para refinar a escrita, apurar o texto, lapidar as arestas das palavras e ajudar você a escrever seus próprios versos.
As inscrições já estão abertas e com um presente especial: até o dia 5 de novembro, todos que se inscrevem no curso "Versos & Memórias" ganham meu novo livro de poemas, "Poemas para respirar debaixo d'água", que será enviado aos inscritos em primeira mão, assim que chegar da impressão, ainda quentinho.
Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui e navegue pela página, tire suas dúvidas e garanta sua vaga e o presente azul :)
Espero por você nesse mergulho poético.
Comments