Há algumas semanas, escrevi uma crônica contando que eu havia dormido na cadeira da dentista. Na crônica, falava sobre a lâmpada estragada no teto da clínica, que eu sempre notava quando me deitava na cadeira. A lâmpada ficou por seis meses estragada, sem que ninguém a trocasse. Até que, para minha decepção/surpresa, a dentista leu a crônica e fez a troca.
Fiquei decepcionado, pois eu estava gostando do ambiente com meia-luz, propício ao cochilo. Mas também surpreso com o poder da crônica, de trocar a lâmpada que estava estragada há seis meses. Foi a dentista que me enviou a foto dizendo que haviam gostado do texto e providenciado a troca. Como é forte um texto, mesmo que despretensioso, não? Claro! Se um livro é capaz de mudar meu humor, se é capaz de tratar de assuntos difíceis e me ajudar a me movimentar melhor pela vida, imagina se não serviria para isso, acender lâmpadas?
"Palavras bem escritas são luzes para o mundo."
Repito isso em toda turma de escrita que dou, para cuidarem bem dos textos que enviam por aí, por whatsapp, e-mail ou redes sociais. As palavras, quando bem escolhidas, têm luzes próprias, com forças imprevisíveis. A gente nunca sabe qual guerra estamos iniciando ou qual paz estamos promovendo através das nossas palavras. Melhor: a gente não prevê quantos amores se acendem a partir de uma frase bem colocada.
Imagina!
Coisas bonitas e imprevisíveis acontecem quando publico um novo livro. Recebo mensagens de famílias lendo as obras em situações tão ternas... Uma mãe passando por uma doença lê o livro como se tomasse um remédio diário, um alívio para dias difíceis. Outra leitora termina uma relação e vive dias gentis consigo mesma com um livro de poesias nas mãos. Já recebi foto de uma avó lendo meu livro e preparando um bolo de cenoura para me enviar. Claro que eu adorei.
Não dá para prever quais luzes vamos acender quando escrevemos bem. Mas as luzes vão se acender. As pessoas agem através das boas palavras que leem.
Então, não digo mais do que isso: cuide bem das suas palavras. Elas são poderes para você usar quando quiser. Melhore a forma com que você se relaciona com a escrita. Use-a com ternura. E não tente prever o que vai acontecer depois de publicar suas palavras.
São tantas as lâmpadas estragadas... Quem sabe suas palavras não ajudam a dar luz ao mundo?
Aposto que sim.
Comments