top of page
Buscar

Qual roupa usar?



Quais palavras são minhas? Quais roupas eu uso por convenção?


Um caminho importante para quem quer escrever melhor é saber mais sobre as próprias palavras. Quais palavras são minhas? Quais palavras fazem parte da minha vida e que posso trazer para o texto? É com essas palavras que vamos desenvolver nossa identidade no texto. Assim como é com as palavras dos outros que perdemos o nosso estilo; e a oportunidade de escrever profundamente. Quando vestimos roupas quaisquer, ou as palavras comuns, que qualquer um pode usar, perdemos um pouco da nossa identidade.


Escreve bem quem consegue, antes de aumentar o vocabulário, gastar-se. Usar-se no texto. Enriquecer-se de dentro para fora, olhando primeiro para as roupas que estão abandonadas no nosso guarda-roupas.


Antes de comprar roupas novas, devemos usar as que estão esquecidas nas histórias que ainda não contamos, não acessamos, não vestimos. Mas que são nossas. Só então, depois desse autouso, buscar fora novas palavras, que façam sentido ao lado das nossas roupas; que combinem com nosso estilo, nossas cores, nosso tamanho; as que não pensávamos em usar, mas que agora fazem mais sentido.


Mas isso é para depois, bem depois… Primeiro é preciso usar-se.Aliás, quem tem um vocabulário próprio forte ganha roupas novas sem precisar comprar. Já repararam?


Quais as suas roupas preferidas? E mais: quais as que você não tem usado tanto?:)


Contar-se no texto | Curso de crônicas começa quarta-feira


Um jeito gostoso de aprender a gastar-se no texto é aprender sobre a escrita da crônica. A crônica é o gênero literário em que o autor está mais presente. É um estilo de escrita ensimesmado, onde o autor aprende a contar as histórias do próprio cotidiano. E o cotidiano é vasto, pois são as memórias, os acontecimentos recorrentes, as ruas, as infâncias, a família, os ganhos, as perdas… Na quarta-feira começa minha nova e última turma de crônicas deste ano. Um curso para quem quer descobrir-se mais no texto e aprender ideias que melhoram nossa escrita de si. Um caminho poderoso para aprender a vestir-se melhor. Ainda dá tempo de se inscrever. Saiba mais aqui > > >

Comments


bottom of page