top of page
Buscar
Lucão

Racional x emocional



Eu não estudo para tornar minha escrita mais racional. Estudo para que, a cada vez que eu escrever com paixão, minha escrita esteja mais estruturada.


Tem gente que diz que escrever é paixão pura. Mas essa é uma grande falácia que nos afasta da escrita. Escreve bem quem, a cada novo texto, traz o que acumula das bagagens que coleta lendo e estudando.


Acreditar nessa escrita natural e simples, sem bagagem, ou nessa escrita verborrágica, é um modo de frustar as pessoas que tentam escrever bem e não conseguem. Pois elas acreditam que se não conseguem escrever bem quando se sentam para escrever é porque não são boas escritoras.


Eu também acredito que razão demais atrapalha a pulsação de um texto. Um bom texto precisa dessa presença pulsante, desse sangue, desse calor que vem da paixão de quem escreve. Desde que por trás da paixão exista uma estrutura acumulada, que vem de leituras e estudos. É isso que vejo nos bons escritores da literatura, uma boa e constante bagagem de leitura, que garante melhores estruturas de texto, melhores sínteses, argumentações e formas de contar uma história. O frescor literário vem da constante vontade de saber mais.


Então, pelo contrário, eu não estudo para escrever racionalmente. Não estudo para me sentar e racionalizar sobre o meu texto. Eu estudo para que, no meu próximo impulso de escrita, na minha próxima vontade de escrever ou na minha próxima atividade escrevendo, eu esteja mais preparado para executar um bom texto.


Emoção e razão devem andar juntas, como aliadas, como dois pilares que sustentam uma boa ideia. É nesse sentido que o clichê "Leia para escrever melhor" faz sentido. Do que adianta a paixão se você não sabe como usá-la? É estudando que você conhece as razões da escrita e suas formas.


Estude para manter quente sua paixão. Estude para parecer que escrever é fácil. Estude para ouvir das pessoas que você tem talento, mesmo que não exista talento na escrita.


Talento é uma espécie de sorte que só quem estuda consegue ter.

Comments


bottom of page