Todo mundo é poeta
- Lucão
- 3 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Todo mundo é poeta. A diferença é que algumas pessoas escrevem suas poesias e outras deixam que elas se percam no esquecimento. Mas todos são poetas, pois todos têm poesia em si. Deixa eu me explicar...
Sabe quando você lê um verso e pensa que esse verso foi feito para você? Na verdade, isso é um ótimo sinal de que a poesia também existe em você, de que você tem a sensibilidade para sentir a vida. E isso é a coisa mais vital à escrita.
Agora só falta escrever.
Mas calma. Isso não quer dizer que você escreveria um poema igual aos poemas que leu, pois isso nem teria graça. A graça é que você escreva um poema que só você poderia escrever, com as suas palavras, com o seu jeito.
O primeiro passo é se sensibilizar e começar a escrever sobre suas memórias, seus sentimentos e suas observações sobre a vida, coisas que só você vê (para dentro e para fora). É aqui que nasce o poema.
Então, depois de escrever as palavras, é preciso investir um tempinho brincando e jogando com os sentidos delas. É preciso, além de lembrar, de se divertir escrevendo.
Espera! Não quero dizer que você precisa escrever sorrindo, pois muitos poetas, inclusive eu, já escreveram poemas chorando. Mas que é preciso gastar um pouco mais de tempo para jogar com os sentidos do texto ou para encontrar melhores formas de dizer o que se quer dizer.
É aqui que o poema acontece, depois de um tempo burilando o texto. Às vezes é um tempinho bem curto, mas quase sempre demora. E vez ou outra, pode levar até anos. O tempo, no fim, não importa.
Quando você entende que é assim que se faz poesia, independente do tempo que leva, o que vale é o prazer de escrever os seus próprios versos.
Que tal experimentar o processo? Escreva um pouco, brinque e encontre seu jeitão de escrever.
Falando em processo, já está sabendo do meu novo curso? O “Versos e Memórias” vai acontecer em novembro. Aqui no site tem todas as informações sobre o curso e inscrições. Perde não! E se você se inscrever até sexta, dia 5, ainda ganha meu novo livro de poemas de presente.
Comments