Qual é a história que você quer contar?
Essa é uma das maiores dificuldades que as pessoas têm quando escrevem: contar uma história. É comum o texto, seja publicitário ou literário, se perder no meio de outras histórias. Ele começa contando uma história aqui e depois se mistura a outras e o texto perde força. A história se esfarela.
Uma dica bem simples para melhorar a escrita é essa, de sempre que terminar o texto, se perguntar sobre o que é o texto? Se você conseguir simplificar a história em uma frase forte, o seu texto e a sua história possivelmente estarão bons. Se não, sua história estará perdida em meio a outras histórias. Seja em um romance literário ou em um poema, seja num conteúdo para uma marca ou uma legenda para o post de uma foto na rede social, é uma história por vez.
Qual é a história desse texto? Se pergunte.
Quando escrevi Amores ao Sol, meu primeiro romance literário, meu desafio maior foi o de escrever a sinopse do meu livro. Qual era a história central do livro? Eu tinha algumas histórias paralelas que aconteciam ao redor da história central, é claro. Mas qual era a história central? A que realmente importava para o romance? Uma peregrina sumiu no Caminho de Santiago de Compostela e dois homens passam a procurá-la. Este era o fio de toda a história. Encontrar o fio é sempre um alívio, é um sinal de que o texto está claro, a história está correndo forte pelo centro.
Encontre o fio. E fortaleça-o.Isso não quer dizer que o seu texto não possa contar outras histórias. Pode. Desde que elas sirvam para a história principal, para a grande história. Se não servirem, retire-as.
Pensar assim, na história central do texto, ajuda a melhorar a força do seu material textual. Primeiro, escreva toda a história que você quer contar. Depois, ao final, se pergunte sobre a história central. E comece a revisar retirando o que não estiver conectado ao centro. Tudo que não for importante para a história que você quer contar, retire.
É uma história por vez. Como neste texto aqui. Uma história por vez.Para aprender mais sobre essa forma de escrever, minha dica é: aprenda a escrita poética. Ela tem a força fundamental para o bom texto. A síntese poética é um dos elementos mais bonitos e poderosos que alguém pode desenvolver. A capacidade de dizer mais com menos :)
Última semana de inscrições
A nova oficina Gente & Verso com o Luca Brandão começa na próxima semana, dia 26. Aproveite para reservar sua vaga neste curso de escrita poética. Ainda dá tempo de participar e viver uma experiência bonita ao redor da poesia. Saiba mais aqui »»»
Comments